sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Traição tem perdão ou não...


Ser traído (a) é literalmente uma experiência que ninguém gostaria deconhecer  ou ter, mas quando acontece, a primeira coisa que nos vem à mente é: ‘a traição tem ou não perdão?’. Contudo, mesmo em meio à frustração e a dor, é necessário que você dê um tempo para pensar e refletir, e para que assim tome a decisão mais correta. Mas para piorar ainda mais as coisas, você deve estar com aquele desejo de jogar tudo para o alto ou se levar pela emoção, não? Jamais realize estes desejos, pois você consequentemente complicará ainda mais a situação, desta forma, não fuja de seus problemas e encare-os de frente, e saiba utilizar o lado racional para escolher entre terminar a relação ou perdoar a traição. Assim, a melhor coisa a se fazer a princípio é esfriar a cabeça e refletir se vale à pena perdoar ou não, mas lembre-se de que perdoar não é simplesmente relevar, mas sim se esquecer totalmente o que aconteceu. É preciso que você saiba lidar com tal circunstância e continuar a conviver com a pessoa que te enganou e que te fez sofrer sem guardar algum tipo de ressentimento, e muito menos jogar a culpa no parceiro (a) o tempo todo. Caso você perceba que não irá conseguir perdoar ou se perceber que a pessoa não faz por merecer o seu perdão, a melhor alternativa e decisão talvez seja terminar. Geralmente é comum que a autoestima da pessoa traída esteja abalada e assim, haja um determinado receio para adentrar em uma nova relação, mas uma vez traída não significa que será sempre traída. Por este motivo, saber o motivo que o (a) levou a trair é uma ótima forma se superar a traição, porém o primeiro passo para o perdão é ter o desejo de perdoar.
Caso você considere que esta traição não passou de apenas um deslize e de que a relação tem a capacidade de superar este problema, procure encarar a traição como um obstáculo a ser enfrentado pelo casal. Assim, mesmo com todo o sofrimento, a traição pode ser utilizada como uma chance para que o casal cresça junto e se tornem cúmplices um do outro, o que consequentemente fortalecerá a relação. Mas, reconstruir a confiança pode ser um processo muito lento, e para acelerar é preciso que haja dedicação de ambas as partes e, por isso avalie se ele (a) está realmente arrependido, se está disposto a lutar pela felicidade do casal, caso contrário, todo este seu trabalho será em vão.
Algo importante a ressaltar é que você não pense na chance de o(a) ‘perdoar’ para futuramente se vingar na mesma moeda, isto é, traindo seu parceiro (a). Não seja tão baixo (a) quanto ele (a) e seja honesto (a) ao dizer que perdoa. Reflita!

Nenhum comentário: