quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Os significados por trás de um sorriso
Para a Associação Americana de Psicologia, o sorriso é uma elevação bilateral dos lábios, que ocorre quando saudamos alguém ou compartilhamos certos estados de prazer com outras pessoas
Ele pode ser espontâneo ou até mesmo um reflexo que os bebês têm, já nos primeiros anos de vida, enquanto dormem – o chamado sorriso endógeno.
Para o psicólogo Pedro Del Picchia , o sorriso tem tudo a ver com a comunicação que você passa para outra pessoa. “Ele é uma maneira de falar que as coisas estão bem, estão boas, ‘eu gosto de você, estou feliz ou contente’. E dessa forma, a outra parte também entenderá esse gesto como um sinal de carinho e afeto”.
Para o especialista, o sorriso pode “operar” tudo o que está à sua volta. “Quando eu demonstro que aquela é uma situação saudável e desejada, as pessoas em volta também entenderão isso. E existe essa troca, que é capaz de promover uma nova interpretação do mundo”.
A dentista Adriana Canassa corrobora com a tese. “Não é simplesmente exibir dentes perfeitos. Tem a ver com o cérebro, com o bem-estar e até com a nossa longevidade!”, ela explica. Mas ressalta. “Uma boa higienização diária vai transformar o momento e o ambiente em algo ainda mais especial, não esqueça!”.
Ela conta que, para além de todos os benefícios fisiológicos, sorrir melhora a autoestima, tanto de quem sorri como de quem acompanha essa risada. “O sorriso rejuvenesce, traz sensações agradáveis. E essa tranquilidade impacta na nossa vida e na de todo mundo que está em volta. Cuidar da boca não é só um lenitivo para a dor física ou uma obrigação, mas é também cuidar de si e de quem a gente ama”, completa
Muita gente nem sabe, mas nosso cérebro tem até como codificar quando o sorriso é falso ou verdadeiro! Afinal, as vias motoras e emocionais trabalham juntas nisso e controlam nossos músculos. “Temos uma série de neurônios, chamados de espelhos. Eles aprendem nosso comportamento e disparam eletricamente, não só quando tem a vontade de fazer ou planeja aquilo, bem como quando percebe uma outra pessoa fazendo a mesma coisa, perto de você”.
E ela também lembra sobre a importância de um sorriso, quando a criança está em fase de desenvolvimento. “O cérebro dela recebe esses inputs e vai criando, aos poucos, substratos neurais que a levam a imitar este comportamento. E, assim, é possível trabalhar essa empatia que a risada provoca desde muito cedo, criando ambientes de felicidade e bem-estar”.
SORRIAM SEMPRE!
MEU SORRISO PERFEITO M..F
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário