sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tratamento de choque: conheça os aparelhos que funcionam de verdade no combate a celulite


Começou a contagem regressiva para o biquíni. E junto com ela uma preocupação inevitável: o que fazer para ficar com o bumbum lisinho já? Se serve de consolo, saiba que você não está sozinha nessa situação. A celulite atinge 80% das mulheres acima de 20 anos. “Suas principais causas são hereditariedade e disfunções hormonais, seguidas de transtornos vasculares, síndrome pré-menstrual, gestação e menopausa”, diz o dermatologista Otávio Macedo, de São Paulo. Maus hábitos, como dietas hipercalóricas, sedentarismo, cigarro e uso de roupas apertadas, também contribuem para agravar o quadro.
Como a celulite está relacionada à presença de gordura, as regiões mais afetadas são bumbum e coxas. Em menor escala, os furinhos atingem a barriga e a parte posterior dos braços. O primeiro passo para combatê-los, segundo a dermatologista Mônica Fiszbaum, de São Paulo, é evitar os agentes causadores. O segundo é ter dedicação e disciplina para cumprir à risca os tratamentos mais indicados para cada caso. A seguir, os dois especialistas fazem uma seleção dos aparelhos disponíveis em clínicas dermatológicas, capazes de diminuir o problema em 30 a 45 dias e preparar seu corpo — a jato — para o verão.
Reaction Desenvolvido para tratar celulite e flacidez, o aparelho reforça as fibras de colágeno e dá uma aparência mais tonificada à pele. Combina três níveis de radiofrequência, tecnologia que atua nos depósitos de gordura, e quatro de terapia a vácuo, que aumenta a circulação. Os diferentes níveis são combinados de acordo com o grau de celulite e flacidez. Em geral, o Reaction não apresenta efeitos colaterais. Algumas mulheres podem sentir desconforto em regiões mais sensíveis, como braços e parte interna das coxas. São indicadas seis a oito sessões de 20 minutos por área, uma vez por semana, com manutenção mensal no final do tratamento. É ideal para celulite de graus 1, 2 e 3.
Velashape Plus O aparelho reúne a tecnologia Elos, que combina massagem mecânica e a vácuo (endermologia), energia infravermelha e radiofre-quência bipolar. A primeira alisa a pele para facilitar a distribuição segura e eficiente do calor, incrementa a drenagem linfática e reduz o tamanho das células de gordura. Os raios infravermelhos aumentam a temperatura da pele, estimulam a formação de colágeno e melhoram a flacidez. A radiofrequência potencializa esse efeito. Trata-se de um procedimento indolor, mas, em pacientes mais sensíveis, podem aparecer hematomas. É ideal para os casos de celulite de graus 1, 2 e 3. Devem ser feitas de oito a 12 sessões, duas vezes por semana, com duração de 20 a 30 minutos por área. A manutenção é mensal.
Tripollar É um aparelho de radiofrequência que melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, a celulite. Estimula a formação de fibras colágenas e, portanto, também diminui a flacidez. É indicado para celulites de estágios 2, 3 e 4, acompanhadas de flacidez. Devem ser feitas seis sessões, de 30 minutos cada, uma vez por semana. A manutenção deve ser mensal.
SmoothShapes Associa três técnicas: endermologia, laser e radiofrequência. A primeiro destrói a gordura, a segunda ajuda na formação de colágeno e melhora a circulação e a terceira potencializa esse processo. É indicado para celulite de graus 2, 3 e 4. São necessárias oito sessões, de dez minutos em cada área, duas vezes por semana. A manutenção é semestral.

Hora de malhar

Uma alternativa mais em conta para diminuir a celulite é fazer exercícios. Como os furinhos são alterações do tecido gorduroso, a atividade aeróbica é essencial, pois reduz a gordura localizada. “Quem não está praticando atividade física deve caminhar pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana”, recomenda o professor de educação física Marcio Atalla, apresentador do programa BemStar no GNT. “Quando ficar fácil caminhar por 30 minutos, alterne um minuto de caminhada com outro de corrida, e aumente gradativamente o tempo de corrida”, diz. A ginástica localizada é outra arma eficiente. Ela enrijece a musculatura e melhora o aspecto da celulite.
Sugestões:

Pílulas anticelulite

Agem como coadjuvantes no tratamento do problema. As fórmulas incluem agentes liporredutores, vasodilatadores, antioxidantes e anti-inflamatórios. Contêm ainda substâncias que auxiliam na formação de colágeno. São indicadas para o segundo ou o terceiro grau de celulite e apresentam resultados a partir de 60 dias. Vale lembrar: as pílulas não substituem atividade física, dieta, drenagem linfática nem o uso de aparelhos. Sugestões: Rennovee CelluliSolution, Nutrilatina, R$ 99 (embalagem com 64 cápsulas); Innéov Cellulite, L’Oréal, à venda em importadoras de medicamentos e na Europa.
Sugestões:


A aparência da celulite

Grau 1 As ondulações ainda não são visíveis. Só aparecem quando apalpamos a região afetada. Drenagem linfática manual já ajuda nessa fase.
Grau 2 Já é possível notar ondulações na pele. Em geral afeta pacientes magras com tendência à gordura localizada. Aparece principalmente no bumbum e na parte posterior das coxas. Já podem ser iniciados tratamentos com métodos de sucção associados a outras tecnologias.
Grau 3 Nesse estágio o problema só é parcialmente reversível. Apresenta todos os sinais e sintomas clássicos da celulite: pele com aparência de casca de laranja, nódulos dolorosos quando apalpados, aparecimento de vasinhos e edema. É indicado associar pelo menos dois tratamentos.
Grau 4 Praticamente irreversível, não responde bem aos tratamentos. Em alguns casos, é preciso intervenção cirúrgica, como lipoaspiração.
Sugestões:





Vale a pena...

Parar de tomar refrigerante? Não, especialmente os dietéticos. O problema maior são as bebidas calóricas. Essas sim devem ser cortadas.
Usar cremes anticelulite? Sim, eles melhoram a aparência da celulite, principalmente daquela com aspecto de casca de laranja. Eles quebram as células de gordura e ativam a circulação. Também aumentam a firmeza, a hidratação e a maciez da pele.
Fazer sauna? Não há estudos que comprovem o papel da sauna no tratamento da celulite.
Cortar doces? Sim, vale muito a pena reduzir os doces, que levam ao ganho de peso e, consequentemente, ao aumento da celulite.
Deixar de tomar pílula anticoncepcional? Essa decisão deve ser analisada caso a caso. Hormônios presentes nas pílulas podem afetar o sistema circulatório e piorar a celulite, mas não são a única causa do problema. “Se for conveniente, a mulher deve tomar o contraceptivo e cuidar de outros aspectos (como o cigarro e o sedentarismo), que levam ao aparecimento dos furinhos”, diz a dermatologista Dóris Hexsel, do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: