quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Homens sempre sem barba

Quando jovens, muitos homens sonham em ter uma bela barba, como se a presença de pelos no rosto reforçasse a masculinidade. É um marco quando a primeira penugem aparece. Mas com o passar dos anos, principalmente para os mais peludos, a barba pode tornar-se um tormento. Aparecimento de irritações e alergias, machucados por conta da lâmina e o trabalho de ficar barbeado por conta de obrigações profissionais são exemplos de problemas que os pelos podem causar no dia a dia masculino.
Por isso, cresce o número de homens que assumem a vaidade e procuram métodos de depilação que façam o resultado durar mais - e com segurança. “O laser de diodo pode ser aplicado no corpo todo, do rosto até a as pernas, e tem excelente efeito na barba”, afirma o médico cirurgião plástico Marcelo Pereira, responsável pela depilação a laser da Clínica Bella Derme. “O equipamento, de última geração, é projetado para remover os pelos indesejados de forma rápida e confiável. As sessões são feitas com intervalos mínimos de 30 dias, sendo necessário realizar, no mínimo, três sessões para um resultado satisfatório”.
De acordo com o especialista, os pelos devem ser raspados com lâmina ou creme depilatórios até um dia antes da sessão - depilação com cera e aparelhos de barbear são proibidos até 30 dias antes da primeira sessão e durante todo o tratamento. O resultado costuma agradar tanto que muitos homens testam o método na barba e acabam adotando-o em outras partes do corpo. “No caso da depilação a laser, o ideal é que ela seja feita antes do surgimento de pelos brancos, pois o método só reconhece a pigmentação escura”, explica o médico.
Quem já conta com uma barba grisalha pode investir na depilação com linha ou mesmo com cera, seguindo os mesmos cuidados recomendados para as mulheres. No caso da cera, os pelos precisam estar com ao menos três milímetros e demoram cerca de 20 dias para crescer. Nenhuma parte do corpo masculino tem restrições quanto à depilação. Depois de depilar-se, o homem deve evitar a exposição ao sol e ao calor excessivo e pode fazer uso de géis calmantes para amenizar o aparecimento de foliculite.
Como lidar com o preconceito
Na fisiologia do ser humano, os pelos têm uma importância natural, que seria proteção e retenção de calor. Mas, hoje em dia, com a modernidade e o acesso que temos a saúde, a depilação traz apenas benefícios. E a visão machista de que se depilar é coisa para metrosexuais ou homosexuais tem caído por terra, principalmente entre os adolescentes e jovens até 30 anos, os principais clientes das clínicas de estética.
O fato dos homens estarem mais preocupados com a estética, depilando não apenas a barba como o pescoço, a nuca, as costas, o abdômen e até as pernas, acaba fazendo com que surjam lugares especializados no atendimento ao público masculino. Corpos torneados e sem pelos estão na moda e o preconceito diminui bastante, pelo menos em relação ao gosto feminino. “A depilação está ligada também à saúde. Na virilha, por exemplo, são comuns inflamações, as vezes com pus, associadas ao folículo piloso e às glândulas sudoríparas na região. Nesse caso a depilação ajuda na prevenção e tratamento desta doença”, conta Dr. Marcelo Pereira.
Se você tem vontade de experimentar, uma boa forma de começar é buscar uma indicação com amigos e parentes que já tenham feito. O importante é ter por perto profissionais gabaritados para que, independemente do método, a depilação seja bem-feita, duradoura e, principalmente, segura.

Nenhum comentário: